Uma resenha da Festa Nacional de São José de Anchieta

A Festa Nacional de São José de Anchieta de 2019 teve início no dia 01 de junho e seguirá até o dia 23 com a chegada dos andarilhos que realizam a peregrinação dos Passos de Anchieta.

Missa solene – Dia 15/06 às 17h

A celebração da Missa solene em honra a São José de Anchieta foi transferida para hoje, sábado, dia 15 de junho, pois a memória litúrgica celebrada dia 09 de junho, neste ano, coincidiu com o domingo em que se celebrava a solenidade de Pentecostes, por isso foi necessária a mudança de data. Tal exigência expandiu ainda mais os festejos e acontecimentos que já tornaram a festa deste ano inesquecível.

Relembre os acontecimentos da Festa

Lançamento do Devocionário de São José de Anchieta

Em menos de um mês já entrou na terceira reimpressão. A Novena rezada este ano está disponível no devocionário, que pode ser encontrado na lojinha do Santuário, nas livrarias credenciadas e no site da Editora Santuário.

Com orações e textos escritos pelo Apóstolo e Padroeiro do Brasil, o devocionário de São José de Anchieta é um presente para que “nosso santo seja mais amado, conhecido e imitado”, como explicou o sacerdote jesuíta, Bruno Franguelli, que organizou o devocionário.

Procissão Luminosa

A Procissão luminosa abriu a Festa Nacional do Apóstolo e Padroeiro do Brasil. Em 13km de distância, mais de 400 anos de história, milhares de passos, centenas de pessoas iluminaram as trevas com a luz das velas e dos louvores entoados a Deus.

Carreata com a relíquia de Anchieta

Foram aproximadamente 3 horas que prepararam o coração das pessoas e as ruas da cidade. Uma experiência capaz de reavivar a esperança que neste lugar se manifesta fortemente nas peregrinações ao Santuário, em razão da Festa de São José de Anchieta.

Novena com o Devocionário de Anchieta

09 dias de oração em preparação para a Missa Solene

06 paróquias convidadas para presidir e animar a celebração da Missa

04 Romarias entre elas, das crianças, dos jovens do EJC, do apostolado da oração e terço dos homens.

Benção das Rosas de São José de Anchieta

Benção da água de São José de Anchieta

Festa Junina e quermesse

Para Anchieta ser mais conhecido, amado e imitado

Durante esses dias foi possível conhecer melhor os títulos de Anchieta e porque o Santuário Nacional de Anchieta é um lugar santo de peregrinação.

Anchieta, Poeta da Virgem Maria

Poema da Virgem Maria, composto por Anchieta, foi escrito na areia da praia durante o período que permaneceu refém. Com mais de 6 mil estrofes é o maior poema mariano já escrito.

Anchieta, Apóstolo do Brasil

No dia do seu sepultamento, Anchieta foi aclamado como Apóstolo do Brasil. Em 1597, na Igreja de São Tiago e residência dos Jesuítas, hoje Palácio Anchieta, sede do governo, em Vitória-ES.

Santuário Nacional de Anchieta: lugar santo e de peregrinação.

Lugar santo e de peregrinação porque aqui um grande santo da Igreja viveu uma espiritualidade que é modelo para uma vida santa.

Fato histórico

A Festa Nacional de Anchieta de 2019 teve com momento histórico: a Missa celebrada no túmulo de Anchieta

Desde a expulsão dos jesuítas dos Reinos de Portugal em 1759, não há relatos de que os padres jesuítas tivessem voltado àquele lugar santo para celebrar a Eucaristia.

Homenagens

No dia 09 de junho, dia de São José de Anchieta, a homenagem dos devotos, das crianças, dos jovens e dos motociclistas.

Presença indígena

Índios, outrora protegidos por Anchieta, prestam a ele sua homenagem. Índios Tupiniquins de Caieiras Velha, aldeia localizada no município de Aracruz, norte do Espírito Santo.

Reconhecimento

Comenda São José de Anchieta é concedida ao vice-reitor do Santuário.

Bruno Franguelli, vice-reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta recebeu a distinção de honra concedida ao cidadão que se destacou na luta pela igualdade de direitos, conscientização, liderança, capacidade de conciliar conflitos e pelo resgate da dignificação das pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s