468 anos da igreja de São Tiago Apóstolo. Túmulo do Apóstolo do Brasil.

Esta é a igreja de São Tiago Apóstolo, na ilha de Vitória, Espírito Santo. O Apóstolo do Brasil, São José de Anchieta, foi sepultado no altar desta igreja.

Foi a sede dos Jesuítas em Vitória. Aqui também esteve Anchieta, quando assumiu a função de provincial da Companhia de Jesus no Brasil, uma posição de governo e serviço.

Entre a igreja de São Tiago, em Vitória, e a igreja da Assunção, na cidade de Anchieta, são 80 km de distância. E esse é um dos mais importantes e conhecidos trajetos que o apóstolo do Brasil percorria à pé. Por este mesmo percurso os índios conduziram o corpo do Padre José de Anchieta para ser sepultado.

Tamanha a relevância do Apóstolo e Padroeiro do Brasil, hoje, que quatro séculos depois também podemos dizer que este é o trajeto entre o Santuário Nacional de São José de Anchieta e o Palácio Anchieta.

As marcas da santidade

O santo que pisou as terras capixabas deixou grandes marcas no lugar que agora chamamos pelo seu nome: Palácio Anchieta.

Hoje, o Espírito Santo reconhece que o Palácio Anchieta é um patrimônio capixaba. Sim, ali está uma síntese da história destas terras. Que começou com um santo homem que lançou as bases dessa Nação, desse Estado e desse Povo.

Mas o dia de hoje também é desafiante. Porque nos coloca perguntas. Conhecemos esse Palácio? Conhecemos Anchieta? Conhecemos este patrimônio capixaba? O Palácio. Conhecemos este patrimônio de humanidade? A pessoa, Anchieta.

A conversão de igreja a palácio. A expulsão dos jesuítas. Poderia Anchieta alguma vez pensar que sua amada Companhia seria expulsa dos Reinos de Portugal? Que as construções que edificaram seriam confiscadas? Que os vestígios de sua dedicada atenção seriam destruídos?

Palácio Anchieta. Antes, igreja de São Tiago Apóstolo. Para sempre será o lugar santo onde foi sepultado o Apóstolo do Brasil. Pois a santidade deixa marcas, exala perfume, muda a história.

Palácio Anchieta, atual sede do Governo do Estado do Espírito Santo.

Breve histórico do Palácio Anchieta

A igreja foi confiscada. O uso alterado. A nova construção recebe o nome de Anchieta, embora Palácio não seja uma expressão que combine muito com Anchieta. Entenda por quê.

  • 1551 – Padre Afonso Braz inaugura igreja de São Tiago, feita de madeira.
  • 1559 – Um incêndio destrói totalmente a primeira igreja.
  • 1570 – Tem início a construção de uma nova igreja, com a participação de Anchieta, Provincial dos jesuítas no Brasil.
  • 1597 – Morre Padre José de Anchieta. Seu corpo foi enterrado no altar principal da igreja de São Tiago.
  • 1734 – Conclusão das obras do Colégio e das torres da Igreja de São Tiago.
  • 1759 – Expulsão dos jesuítas dos Reinos de Portugal. O governo confisca as construções jesuíticas.
  • 1798 – A igreja e o colégio São Tiago ganham o nome de Palácio do Governo.
  • 1908 – Governador Jerônimo Monteiro modifica o palácio e constrói a fachada atual.
  • 1922 – Derrubada a segunda torre da igreja. A construção perde o aspecto característico das obras jesuíticas.
  • 1945 – O governador Jones dos Santos Neves muda o nome do prédio para Palácio Anchieta.

Momento histórico

São José de Anchieta na igreja de São Tiago

Túmulo de São José de Anchieta no Palácio Anchieta, Vitória – ES.

A Missa votiva a São José de Anchieta celebrada no Palácio Anchieta neste ano foi um acontecimento histórico. Desde a expulsão dos jesuítas não se tinham registros de uma celebração no lugar.

Em um intervalo de 260 anos, há apenas 5 anos da canonização de Anchieta, os jesuítas voltaram a celebrar a Missa no local onde São José de Anchieta foi sepultado. O mesmo lugar onde Anchieta foi aclamado Apóstolo do Brasil, no dia de suas exéquias. Antes, igreja de São Tiago. Hoje, Palácio Anchieta. Sempre, Memorial do Apóstolo do Brasil.

Os padres jesuítas Bruno Franguelli, Nilson Marostica e José Célio celebraram a Missa no túmulo de Anchieta, após 260 anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s