2° dia – Novena. Anchieta, homem misericordioso. Saiba como foi.

Segundo dia da Novena. Primeira sexta-feira do mês. Anchieta, homem misericordioso. Devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Padre Célio, sj, reuniu com esmero essas duas realidades que se encontram.

“Nesta primeira sexta-feira do mês, sexta-feria do Sagrado coração de Jesus, nós estamos diante de um Deus que se compadece de misericórdia. Que diante de injúrias, infâmias, calunias, ódios, fake news, Ele ousa oferecer a outra face”, anunciou.

“E é exatamente isso que o Missionário de Cristo, o Apóstolo e Poeta da Virgem Maria faz nessas terras, ensinar o povo brasileiro a ser um povo gentil, um povo de paz, um povo de reconciliação que procura resolver seus conflitos não com armas, não com guerras, não com ódio. Mas através do amor, e do amor que vem do Sagrado Coração. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo”, concluiu, rezando, o sacerdote jesuíta.

HOMILIA

“Disse Jesus: Segue-me.” Assim começou a homilia do Padre Shuenck, que em todo momento trouxe para realidades cotidianas a prática do amor e da misericórdia, segundo o Sagrado Coração de Jesus, como foi a vida de São José de Ancieta.

O pároco de Itaipava, cuja igreja é dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, recordou a intenção do Papa Francisco para o Apostolado da Oração, neste mês de junho: pedir para a Igreja padres humildes, simples, do povo. E ao olhar a imagem do Sagrado Coração de Jesus, disse “Nós queremos ter um coração como o de Jesus, queremos segui-lo e imita-lo.”

Ao estado do Espírito Santo, onde está o Santuário Nacional de São José de Anchieta, fez uma exortação em particular. “Nós, daqui do Espírito Santo, temos que ter essa vontade de dizer como este homem foi importante para o mundo, para o Brasil e para o estado do Espírito Santo. Saber que foi aqui, pertinho de nós, que ele viveu e morreu”.

Em um dos momentos de interação, pediu aos presentes que olhassem as palavras distribuídas nas colunas da igreja. Destacou a palavra catequista e mostrou como se deve entender Anchieta “exemplo, modelo e padroeiro dos catequistas”. O sacerdote explicou que “todos somos catequistas, porque todos temos de falar de Jesus e viver o que Jesus nos ensinou, a exemplo deste grande catequista São José de Anchieta”.

“No Evangelho, Jesus quer o máximo de Pedro”

Padre Shuenck então descreve essa exigência relatada no Evangelho. “Jesus ressuscitado que chama Pedro para uma conversa, antes dele se despedir. Ele quer, então, entregar a Igreja e tem que entregar a quem O ama, a alguém que O ama muito. Então, Jesus chama Pedro e pergunta, tu me amas mais? Olha a exigência! Até o ponto em que Jesus diz: apascenta as minhas ovelhas, apascenta as minhas ovelhas, apascenta as minhas ovelhas”. Por isso, o amor é importante e sublime, “o amor é tudo”.

Por fim, recordou como o amor é uma exigência para o cristão e apresentou como modelo de amor o Poeta da Virgem Maria. “Em São José de Anchieta encontramos poemas do amor. Nós, mesmo não sendo poetas, também podemos falar do amor. Mas tem que viver! Amar com atos concretos”, como São José de Anchieta, homem misericordioso, escreveu e viveu.

Então perguntou “O que você fez por seu irmão?”. E pediu “Feche os olhos, converse com Jesus”. Recordou as palavras do evangelho “Tu sabes, tudo. Tu sabes que eu te amo.” Depois de um breve silêncio, disse com firmeza “por isso, que eu Te sigo!”.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Padre Shuenck, em sua homilia, falou sobre a Semana do Meio Ambiente, organizada pela gestão municipal, com ações em diversas regiões. Na Missa celebrada no Santuário, que fica próximo à foz do Rio Benevente, recordou a necessidade de plantar árvores, a importância de cuidar de rios e nascentes. Sobre o lixo, destacou a reciclagem e o dever de “valorizar os nossos irmãos catadores de lixo”. Concluiu recordando a boa sensação do ar puro, o remédio da terra e a necessidade de cuidar da criação “ao vivermos essa semana do meio ambiente que nós cuidemos muito bem do que Deus nos emprestou, para cuidarmos e cuidarmos muito bem”.

A celebração da Missa e do segundo dia da Novena de São José de Anchieta está disponível na página do Santuário, acesse aqui.

O terceiro dia da novena, neste sábado, dia 07, acontecerá às 19h, no Santuário Nacional de São José de Anchieta, com transmissão ao vivo pelo Facebook do Santuário.

Conheça e adquira o Devocionário a São José de Anchieta, que contém a Novena rezada neste ano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s